sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Lei Burra – Sacolinhas Banidas



Pra quem é de Belo Horizonte já deve ter se acostumado ao fato das sacolinhas terem sido banidas do comércio (sempre que estou lá, me esqueço deste detalhe). É a tal Lei 9.529/2008 onde proíbe qualquer estabelecimento comercial de fornecer sacolas plásticas. Só esta autorizada à comercialização da chamada ‘sacola biodegradável’ por R$0,19 ou a venda de sacola retornável.

Não sou contra a nenhuma iniciativa de nada ou ninguém no que diz respeito a salvar a natureza, o meio ambiente, a Terra, seja lá o que for, mas sou totalmente contra a imposição das coisas.

Na minha opinião é uma lei totalmente burra! Não é proibindo a sacolinhas que o problema será resolvido.

Ok, Ok, você pode defender que é um primeiro passo, mas as coisas não são assim. O umbigo não fica boiando, tem uma barriga em volta.

Quantas pessoas podem ficar desempregas se todas as fábricas de confecção de sacolinhas tiverem seus faturamentos diminuídos drasticamente ou até mesmo fechadas por causa desta lei? Afinal estamos falando do comércio de Belo Horizonte inteiro!

Não seria mais fácil, que esta tal lei fosse direcionada as fábricas, onde as mesmas deveriam trocar a fabricação para sacolas biodegradáveis, obviamente respeitando prazos e adequações???

Outra coisa, tem muito mais “lixo”nocivo sendo depositado na natureza e tem muito pouco sendo feito a respeito. Garrafas pet, canudinhos, copos plásticos, embalagens plásticas (abre o seu armário e veja quanto tem aí dentro), latas (de todos os tipos), etc...

Por que não educar a população. Hoje quando eu compro um catchup, por exemplo, já prefiro a embalagem longa vida e evito a embalagem plástica. Milho em conserva ou de caixinha ou de vidro e neste último caso, procuro reaproveitar, senão, sei que será reciclado. Hoje já encontramos refil pra quase tudo! E por aí vai!

Aqui em São Paulo entra em vigor dia 25 de janeiro uma lei bem parecida. No caso foi feito um acordo com 1.300 estabelecimentos (supermercados) onde os mesmo deverão vender as tais sacolas biodegradáveis também por R$0,19. A lei não se estendeu para todo o comércio o que na minha opinião é menos burra.

Mas sei lá, a meu ver não é proibindo que se resolve um problema. Orientar uma população, esclarecer, incentivar e educar pode dar muito mais resultado! Eu aposto nisso.

Ótimo fim de semana pra vocês pessoas...

Bjos mil!

Aline

4 comentários:

Aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana claudia disse...

Fala serio meu ...o blogguer ta um saco pra postar um comentario...precisa de tanto, ate esqueci o que ia falar sobre as sacolinhas...heheheh brincadeirinha, eu ja me acostumei com essa novelinha, no inicio tive dificuldade, mas agora ja entrei na danca...
Bjs

Weslei Costa disse...

Concorodo plenamente, isso é só mais uma forma de se ganhar dinheiro nesse País, não vai demorar muito vão ver que o consumo de sacos de lixo aumentou consideravelmente o deposito dos mesmos nos aterros, rios e etc., essa lei está tentando cotar a árvore podando-lhe as folhas.
Se houvesse algum interesse no meio ambiente, seria investido em estudos para reuso de vários itens muito mais prejudiciais ao meio ambiente do que essas sacolas.
Os comerciantes (Verdadeiros Urubus) por sua vez tentam faturar vendendo as sacolas que já estão sendo pagas no preço do produto, agora são pagas duas vezes... ou seja... "não prejudique o meio ambiente, a não ser que pague $$$ por isso". Ridículo, quanto mais o tempo passa mais eu vejo que o mundo está perdido se depender dessas "antas" que criam leis que não melhoram em nada.
Valeu Aline pelo blogue... abraços...
Weslei Costa
email.: weslei.engenharia@gmail.com

Juliana - Santa Alaide disse...

Pois é Aline, penso a mesma coisa. Dar as sacolinhas não pode, mas vender pode. Os produtos do supermercado que têm o custo das sacolinhas embutidos não ficaram mais baratos depois dessa lei.

Tudo isso sem contar que tá, as pessoas teoricamente deixarão de usar sacolas plásticas mas vão comprar sacos de lixos de...PLÁSTICO. Quer dizer, não tem a menor coerência e pra variar quem sai perdendo somos nós, consumidores.

Lembra da tal lei da caixinha de primeiros socorros no carro? Vejo essa lei das sacolinhas e lembro automaticamente dela porque me sinto novamente lesada por leis descabidas.

Um beijo!