sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bem Simples? Será?

Queria muito me manifestar quanto ao canal Bem Simples.

Achei um barato quem teve a idéia de um canal onde mostre receitas, truques de culinária, artesanato, dicas de saúde, etc, etc, etc.

Mas será que não esta precisando de reestruturação?

Sempre tive Sky e babava de vontade de ver o canal que não esta disponível e depois que me mudei optei por uma operadora que pra minha alegria exibia o canal. Porém tem 02 meses que estou acompanhando os programas e comecei a observar falhas que não deveriam acontecer, por se tratar de um canal voltado ao público em geral.

Pra começo de conversa, um número de enorme de programas repetidos. Algumas vezes isso pode ser bom, já que a gente pode rever alguma dica de artesanato ou alguma receita que tenha nos chamado atenção. Mas o problema é que estão repetindo exaustivamente os mesmos programas. Isto torna cansativo e desestimulante.

Sobre as dicas de artesanato, são poucos os que realmente nos mostram como o trabalho é feito. O pessoal de scrapbook esta de parabéns. Mostra tudo direitinho e não pula etapas.

O criativo Peter Paiva tem uma câmera ótima, aliás, o único que tem uma bancada ótima, estilo Ana Maria Braga, onde a câmera mostra realmente o trabalho, passo a passo e explica muito bem.

Já as meninas das bijuterias e costuras deixam a desejar. Uma explicação muito corrida, pulam etapas e muitas vezes o pulo do gato fica no ar, ou seja, “se vira garota, te mostrei como é”! E esta não é a proposta do programa. Tudo simples, bem simples e você fica na vontade. Na versão traduzida do Bem Simples, as coisas são explicadas na maioria da das vezes mais calmamente, o tempo dos programas são mais extensos e fica mais fácil entender as dicas e a elaboração do trabalho.

Já a culinária, afff! Quanta coisa pode ser melhorada!

Carla Pernambuco é ótima! Explica com uma alegria e muita calmamente. Da vontade de fazer tudo que ela ensina. Só melhoraria a questão das câmeras e tiraria os potinhos de tempero da parte de trás do fogão.

A Confeitaria: Que programa é aquele? Receitas maravilhosas! Mas quanto pecado! Apresentadores que conversam com o telespectador como se fosse retardado, cabelos soltos, bancadas lotadas de coisas, mal podemos ver o que se passa por ali. Os câmeras não conseguem acompanhar o ritmo dos confeiteiros e padeiros e os mesmos não mostrar o que estão fazendo para o câmera. Ou seja, a gente não vê. Isso quando não começam a receita na metade. Lembro-me bem de um bolo mousse lindo de framboesa onde a base já estava pronta. Poxa, reserva um programa inteiro só pra receita!

Sem falar na mania de coçar a barba ou limpar o nariz com a mão. Ou fazer a receita com as mãos e continuar com a mesma pingando. Gente, na TV reparamos tudo, lembrem-se disso!

Ou coisa irritante, as receitas são passadas com muita rapidez, quase não dá tempo de anotar. E as medida em gramas? Poxa, não é toda dona de casa que tem balança na sua cozinha. Ok, que medidores são vendidos em qualquer loja de 1,99, mas a proposta do programa não é ser Bem Simples!?? Quando a gente compra um livro de receita – que sou viciada – é normal as receitas estarem em gramas e etc, mas num programa de TV do Bem Simples deveria ser em xícaras, colher de sopa, etc. Minha opinião!!!

Bom, nem vou falar do Homens Gourmet. Termos técnicos é a alma do negócio. Receitas deliciosas, mas de Bem Simples não tem nada. E queria muito saber por que aboliram os uniformes, que dava um aspecto mais sério e organizado ao programa.

Neste ponto Escola de Culinária da um show!

Bom, de modo geral os programas são ótimos, mas a estrutura poderia estar bem melhor!

E o site? Bom, vá lá dar uma olha e tire suas conclusões.

A proposta do Bem Simples poderia estar mais em prática. Programas que falam realmente a nossa língua e voltado à dona de casa, o culinarista ou artesão que é fã do canal.

Como telespectadora e fã, esta é a minha opinião!

Bjos mil!!






4 comentários:

Ana claudia disse...

Eu so assisto a Ana Maria Braga, esse canal eu nao conheco
bjs

Vivi Morais disse...

Aline... concordo com vc!!! Agora estou sem assistí-lo, mas quando assistia tive as mesmas impressões que vc colocou aqui. Todas.

Como vc anda, mulher???!!! Manda notícias, ok!!!

Bjs

Anônimo disse...

Olá!
Acabei de reclamar no twitter sobre a repetição de programas. Esses dias parece que repetiram todos ai resolverem colocar no ar um de hallowen e outro especial de natal!! Todos que vi esta semana foram repetidos!!!
Concordo quando fala que as receitas são passadas muito rapidamente.

Abrs,
Renata Perez

Maria Laura Martins disse...

Oi.. Eu também não tinha esse canal, e sempre me interessei por ele, a idéia vendida me interessava muito.

Mas acho que mês passado abriram, e quem se interessasse era só se cadastrar no site que teria o canal sem custos extras.. ótimo, né?

Mas confesso que também não fiquei tão empolgada.. parece que os horários que vejo não passam coisas tão interessantes..

E eu também acho que alguns programas os apresentadores falam de um jeito tão forçado..

Na minha opinião também deixa muito a desejar!